Zaanse Schans – Os moinhos

Quem vem à Holanda, quer ver tulipas e moinhos!! Contudo, as tulipas só ocorrem de Março a Maio, já os moinhos estão presentes todo o ano e os mais perto de Amesterdão são os de Zaanse Schans.

A pouco minutos de comboio de Amesterdão (direcção Uitgeest, com saída em Koog Zaandijk) podem visitar a pequena aldeia/vila museu de Zaanse Schans. Outrora uma zona de grande importância comercial devido ao chocolate, açucar e especiarias, este lugar é hoje a maior zona turística de Zaandam, devido aos moinhos e às suas casinhas verdes de telhados bicudos.

img_3501

Aqui também nasceu o famoso supermercado Albert Heijn e podem visitar o museu/loja mesmo no início da aldeia. Junto, podem degustar de um delicioso almoço no hotel 5* Heerlijck Slaapen e quem sabe ficarem lá alojados.

Alguns moinhos são grátis  como o De Huisman, onde podem cheirar e comprar várias especiarias que ali são transformadas, experimentem a mostarda, é simplesmente divinal. Entre o De Gekroonde Poelenburg e o De Kat, encontra-se o Zaanse Gedaan cacaolab, óptimo para beber um chocolate quente e até fazerem os vossos bombons. Já outros moinhos são pagos e a entrada é cerca de 3,5€.
Podem visitar a fábrica de queijos Catharinahoeve e também a oficina/museu de Clogs (socas de madeira). Por aqui, ainda são muito utilizadas por quem trabalha na terra.
Não percam o restaurante de panquecas e a famosa Erwtensoep (sopa de ervilha) e também o  Zaans Museum (museu).

Mas não se fiquem só pela aldeia e visitem a pequena vila de Koog Zaandijk (do lado esquerdo da ponte), que é famosa pela sua fábrica de chocolate. Aqui podem ver o museu do laboratório da fábrica, basta tocarem à campainha e vem um funcionário abrir. Continuem até ao Kooger Park que dá acesso ao museu dos moinhos Molenmuseum.

Do lado direito da ponte, podem beber chá ou café nas pastelarias ou beber uma cerveja na Brouwerij Breugem e visitar a casa Honig breethuis.

Links para uma óptima visita:

Comboios NShttp://www.ns.nl/ (A viagem dura cerca de 20 minutos e tem um custo de 3.10€ a partir de Amsterdam CS).

Zaanse Schans: https://www.dezaanseschans.nl/?lang=en

Museu dos moinhos:  https://zaanschemolen.nl/molenmuseum/

Brouwerij breugem: http://www.brouwerijbreugem.nl/Home.html

Honig breethuis   – http://www.honigbreethuis.nl/

@Fotografia:  Ana Castanheira, Ricardo Branco e Susana Ferreira

2 Comments Add yours

  1. Kat says:

    Em Março vou a Amesterdão, e Zaanse Schans está no meu roteiro. Só não sei se será uma boa altura, por causa do tempo, mas enfim… mesmo que chova, vou ter que passar por lá =) Deve dar fotografias magníficas.
    Obrigada pela informação 😉

    Kat
    http://6800milhas.blogspot.pt/

    Like

    1. Olá Kat.

      Março é uma altura magnifica para visitar Zaanse Schans, uma vez que os dias com sol são maiores e já há flores por todo o lado. Nos moinhos de Zaanse Schans vais ter a oportunidade de tirar fotos magnificas, não só aos moinhos mas a todo o ambiente envolvente. Visita também os dois lados da vila… merece uma olhadela mais atenta!! Boa viagem ***

      Like

Leave a comment